Este projeto tem como principal objetivo a valorização da cadeia produtiva – desde o plantio da semente até à venda do produto final ao consumidor – e o incentivo ao consumo de hortaliças, através da publicação de um livro de rimas ilustrado, intitulado “De onde vem a salada?”, para crianças entre 4 a 8 anos.

Capa do Livro: De Onde Vem a Salada?

De autoria da engenheira agrônoma e consultora, Mariana Ceratti, sócia proprietária da Projeto Agro, a publicação conta com ilustrações de Luciana Ladeira Vannucchi de Farias, e revisão de estilo e ortografia pela jornalista Marlene Simarelli.

Com a crescente urbanização da sociedade, as crianças têm perdido o contato com a origem dos alimentos. É comum, para as crianças dos grandes centros urbanos, a pergunta “de onde vem” o leite, as frutas, a salada, etc. A maioria não faz ideia de que o leite não “vem da caixinha”, assim como as hortaliças e outros produtos da agricultura que são comercializados nos supermercados.

É importante que as crianças cresçam interessadas no meio ambiente, na natureza e, também, na origem dos alimentos. Saúde e qualidade de vida são temas de crescente interesse geral, porém, a vida agitada da família moderna tem aumentado o distanciamento da população do meio rural e, consequentemente, daqueles dois fatores. Nesse contexto, é de grande importância levar informação às crianças, a fim de despertar seu interesse. Também é fundamental propor à escola e aos pais, atividades que disseminem e estimulem o aprendizado e prática de atividades para uma vida mais saudável.

Orientando as crianças, formar-se-ão futuros cidadãos defensores da natureza, interessados no meio rural, pois o contato com as plantas ampliará seu conhecimento sobre os seres vivos, a importância de preservar o meio ambiente, da produção agrícola, etc. Considerando ainda que as crianças são grandes influenciadoras dos produtos consumidos em casa, torná-las interessadas nos alimentos – sua origem, a importância das cores, de uma alimentação saudável, etc. – pode provocar uma mudança positiva dos hábitos alimentares de toda a família.

Considerando que expressiva parte do tempo das crianças é dedicada às atividades escolares, é fato que a educação escolar constitui-se um pilar fundamental para a formação cultural dos futuros cidadãos. Por isso, trabalhar na escola conteúdos que estimulem o desenvolvimento do interesse das crianças pelo meio rural, pela origem dos alimentos e pelo trabalho envolvido em sua produção, é imprescindível para se alcançar a tão almejada valorização da importância da agricultura para a sociedade.

Com a leitura do livro e a realização de atividades com as crianças nas escolas, espera-se também promover o interesse por uma alimentação saudável e a curiosidade sobre a origem dos alimentos e sobre o meio rural. Devido ao sucesso do projeto, neste ano de 2017, uma 2a edição do livrinho foi patrocinada por 08 empresas do setor – Agristar, Bayer, Sakata, Feltrin, Enza Zaden, FMC, Electroplastic e Ginegar Polysack – e será distribuído gratuitamente a 20 mil crianças entre 04 e 08 anos de idade.

A 1a edição do livro foi oficialmente lançada na Hortitec 2016 (22 a 24 de junho, Holambra/SP) e distribuída aos participantes no estande da Projeto Agro Consultoria – coordenadora do projeto – e no estande da Abcsem (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas) – apoiadora do projeto; bem como no estande dos patrocinadores. Novamente neste ano, a 2a edição do livro será gratuitamente distribuída na Hortitec 2017 (21 a 23 de junho, Holambra/SP).

Mais uma vez, como feito no ano passado, o livrinho também será distribuído aos alunos visitantes do Projeto de turismo pedagógico “Terra De Gigantes”, da Fazenda Ituaú. Mais de 8 mil jovens e crianças visitam anualmente o projeto, cujo objetivo é difundir o conhecimento e as dificuldades enfrentadas pelos agricultores para a produção de verduras e legumes, além de abordar de maneira lúdica, a importância de uma alimentação saudável.

Capa2aedicao

(Proibida a reprodução)

Serviço:

Título: “De onde vem a salada?”
Conteúdo: Livro de rimas ilustrado, contendo informações em linguagem simples sobre o que são as hortaliças (salada), como são produzidas e todo o trabalho da cadeia produtiva até chegarem aos pontos de venda para o consumo.
Formato: A5, tamanho 21 cm x 14 cm – Papel couchet – 08 páginas + capa e contracapa, 4 x 4 cores.
Tiragem: 1a edição, 20.000 exemplares (2016); 2a edição, 20.000 exemplares (2017).
Revisão de Estilo e Ortografia: Marlene Simarelli, ArtCom A.C.
Ilustração: Luciana Ladeira Vannucchi de Farias
Diagramação: Layout Design Gráfico
Impressão: Grupo Santa Edwiges – Artes Gráficas
Organização e Planejamento: Projeto Agro Consultoria
Patrocínio: Agristar, Bayer, Sakata, Feltrin, Enza Zaden, FMC, Electroplastic e Ginegar Polysack
Apoio: Abcsem (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas)

Distribuição gratuita.