A Projeto Agro atua em Moçambique desde 2012 oferecendo consultoria para pequenos produtores na produção comercial de diversas hortaliças, através do aporte de uma fundação suíça.

Com o passar dos anos, foi visível o desenvolvimento dos produtores nas várias regiões atendidas pela consultoria. Além disso, a maioria dos produtos hortícolas comercializados no país advém da África do Sul, e há grande demanda de hortaliças para consumo em hotéis e restaurantes locais.

Em 2016, um grupo de empresários locais vislumbrou uma oportunidade de negócio e contatou o consultor, Cyro Cury Abumussi, para que elaborasse um projeto de produção comercial de hortaliças e os orientasse profissionalmente na sua implementação. O projeto comercializará as hortaliças sob a marca “A Campesina”, na Província de Beira, com área inicial de 5.000 m2 de cultivos em estufas.

Para início do projeto foram importadas 20 estufas agrícolas do Brasil – haja vista que as estruturas brasileiras têm melhor custo x benefício – sendo duas para hidroponia, duas para cultivo em vaso e as demais para cultivo em solo. Esses três sistemas têm servido “de escola” para os empresários e trabalhadores, onde têm aprendido na prática, a produção de hortaliças em cultivo protegido, com finalidade comercial.

Em 06 meses de projeto, o que mais chamou a atenção foi o sistema hidropônico para a produção de folhosas. Com um bom cronograma de sementeira e transplante das mudas, tem sido possível colher a cada 30 dias uma nova safra. Trata-se de um ganho de 50% no tempo de produção usual naquele país.