A Projeto Agro atua em Moçambique desde 2012 oferecendo consultoria para pequenos produtores na produção comercial de diversas hortaliças, através do aporte de uma fundação suíça. O principal objetivo do projeto é profissionalizar os produtores – que em sua maioria viviam da subsistência e escambo de seus produtos – e gerar renda, com a consequente melhoria socioeconômica das inúmeras famílias envolvidas.
Dada à escassez de sementes profissionais no país, foi realizado um extenso trabalho de introdução de novas variedades comerciais, importadas do Brasil, com a participação do Instituto Agrário de Moçambique e o apoio da Projeto Agro. Outros insumos, como estruturas de cultivo protegido e irrigação foram importados do Brasil, haja vista o melhor custo x benefício, e a oferta de tecnologias que pudessem ser facilmente implementadas com a mão-de-obra em qualificação nas regiões atendidas pelo projeto, em Moçambique.
Com viagens do consultor Cyro Cury Abumussi de três semanas a cada dois meses (em média) a Moçambique, onde realiza visitas in loco aos produtores para orientação e implementação de tecnologias básicas, após 05 anos de atuação nas principais regiões produtoras do país, é visível o aprendizado, interesse e desenvolvimento de muitos produtores, que passaram da subsistência à produção comercial de hortaliças.