A Projeto Agro foi contratada para desenvolver um projeto técnico para a produção e comércio de hortaliças na área rural de Uberlândia (MG). A elaboração do projeto técnico teve início em agosto de 2015, e foi entregue aos interessados 30 dias depois, com orientações técnicas por escrito e especificações detalhadas para a implementação inicial de 7.200 m2 de estufas para produção de pimentão, pepino e tomates gourmet (tipo italiano, holandês e mini tomates variados) em uma primeira etapa. Já a segunda etapa do projeto implementou a expansão da área de produção para 8.000 m2 e; na terceira etapa, em 2016, a implementação de uma área de 3.000 m2 de hidroponia, para a produção de morango e folhosas.

SAM_6648

O projeto técnico completo foi apresentado presencialmente aos interessados, quando puderam sanar dúvidas diretamente com o consultor Cyro Cury Abumussi. Previamente à elaboração do projeto, foram feitas visitas à futura área de produção e estudados dados técnicos, como a análise físico-química da água e do solo, além de questões climáticas e regionais.

Desde o planejamento do projeto foi prevista o aumento gradual da área de produção e a inclusão de novos cultivos hortícolas, entre eles folhosas e morangos. A produção é feita através de cultivo protegido, com irrigação por gotejamento e fertirrigação, e também conta com cultivo em vaso e hidroponia.

O projeto técnico foi composto por um texto detalhado contendo orientações técnicas e experiências práticas e por anexos contendo: orçamentos para a compra de equipamentos, estruturas e insumos; planilhas com as práticas diárias de campo; cronograma com a estimativa de implementação das etapas do projeto; estimativa de receitas, despesas e escalabilidade; descritivo da mão de obra necessária, com orientações sobre o perfil e funções; e as principais pragas e doenças do tomate, pimentão e pepino, contendo fotos e referências bibliográficas.

Foi ainda apresentado no projeto, um estudo de caso da produção e comercialização de tomates especiais da marca Tomate Super – cuja área de produção fica em Salto (SP), e é de propriedade de Cyro Cury Abumussi – contendo todas as despesas e receitas envolvidas no negócio. O estudo de caso foi usado como base para a extrapolação de diversos dados do projeto, com a finalidade de aproximá-lo da realidade de mercado.

Por exemplo, sobre a planilha prática de campo, foi apresentada uma estimativa de distribuição das atividades diárias de campo para os perfis dos funcionários que serão contratados, no trato das culturas de pepino, pimentão e tomate, desde a limpeza do terreno (onde será estabelecida a área de produção); preparo do substrato e semeadura; preparo do solo, dos vasos e dos canteiros; montagem dos tutores; cobertura do solo; seleção das mudas vigorosas; transplante; preparo da solução nutritiva; frequência de irrigação do viveiro e irrigação das estufas; controle de pragas e doenças e de plantas daninhas/pulverização; condução e tutoramento; desbrota; remoção dos frutos inviáveis; colheita; até o arranquio e limpeza da estufa.

Para o sucesso do projeto, não só na área de produção mas também na comercialização das hortaliças. a Projeto Agro prestou consultoria técnica durante todo o período de implementação e após, orientando os responsáveis pelo projeto em todas as etapas do processo, com visitas in loco e reuniões presenciais ou virtuais.

Os responsáveis pelo projeto em referência esperam expandir a área de produção para 20.000 m2 de estufas e ainda, no futuro, planejam ainda implementar um projeto de turismo rural pedagógico. O intuito principal, além de gerar renda, é orientar os futuros consumidores, estudantes das escolas públicas e privadas da região, sobre a importância do consumo de hortaliças para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.