Produtor de hortaliças especiais há mais de 24 anos e consultor em olericultura pela Projetoagro, Cyro Cury Abumussi, recebeu em sua propriedade, no município de Salto/SP, o cinegrafista Paulo Watanabe e a repórter Daiany Andrade, do Programa Terra Viva (Rede Bandeirantes) para uma entrevista sobre o mercado de tomate.

Na semana anterior à reportagem, a caixa de tomate estava valendo R$ 80,00 no mercado atacadista, enquanto o preço médio gira em torno de R$ 30,00 a caixa. Cyro atribuiu a alta dos preços às mudanças climáticas, que comumente afligem a produção agrícola, e à alta dos custos de produção. Muitos insumos utilizados na agricultura, como fertilizantes, agrotóxicos e sementes têm seus valores de mercado dependentes da moeda americana, que segue em alta.

O mercado de tomate, assim como qualquer outro produto olerícola, é extremamente dependente da lei da oferta e da procura. Com a alta do preço do produto no mercado, o consumidor tende a consumir menos e novamente o prejuízo retorna ao produtor rural. “É um mercado extremamente instável, mas com grandes oportunidades de retorno se souber como e quando investir. Há muitos momentos de perda, com outros momentos de alto ganho. É preciso saber sempre equilibrar as contas e estar atento às oportunidades de mercado, além de manter um ótimo relacionamento com os parceiros, sejam fornecedores ou compradores”, afirmou Abumussi, mantendo a expectativa otimista sobre seu negócio.

A reportagem foi exibida no Canal Terra Viva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. É uma marca forte e reconhecida que leva ao telespectador do campo e da cidade a informação completa e o debate essencial sobre o agronegócio brasileiro. São 20 milhões de domicílios, atingindo mais de 64 milhões de telespectadores.

Assista a reportagem completa: http://tvterraviva.band.uol.com.br/noticia.aspx?n=761011