horticopia

Cyro Cury Abumussi, consultor pela Projetoagro e produtor de hortaliças há mais de 25 anos, esteve presente no II Simpósio da Associação Brasileira de Horticultura do Paraná, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto de 2015, organizado pelo Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O II SABH-PR foi realizado como sequência do primeiro evento ocorrido em 2013, em Guarapuava (PR), cujo nome foi Congresso Paranaense de Olericultura (CPO). O sucesso do primeiro evento ratificou o interesse e a importância da continuação de discussões sobre temas relacionados à horticultura no Estado do Paraná. Dessa forma, o II SABH-PR reuniu a comunidade acadêmica, pesquisadores, produtores e todos aqueles com interesse na área.

O evento apresentou palestras ministradas por especialistas em diferentes temas da Horticultura, além da exposição de trabalhos científicos e debates entre participantes.

Cyro foi convidado para ministrar uma palestra sobre produção e comercialização de mini hortaliças, assunto no qual tem grande conhecimento e vivência.

mini2

O consumidor de mini legumes é exigente. Por isso, a seleção e padronização dos produtos são rigorosas. ”O descarte, que chega a 50% da colheita, é doado para instituições beneficentes”, afirmou Cyro. O emprego de mão-de-obra para o cultivo é intensivo, pois até a polinização é manual.

Incluindo o preço das sementes híbridas de mínis, que chegam a custar até 30 vezes mais do que as de hortaliças convencionais, o custo de produção é bem superior. ”Mas o preço de venda compensa”, diz Cyro. Para produzir a minimoranga (pumpikno), por exemplo, o custo é em média de R$ 3 por fruta, que é vendida em torno de R$ 6 a unidade. Antes de investir na produção de miniaturas, porém, ele recomenda estudar bem o mercado. ”O produtor deve verificar se há demanda na região e definir bem o comprador.”

Confira a programação completa do evento: http://sites.uepg.br/IISABH-PR/index.php