No início de 2015 representantes da Projetoagro estiveram por 21 dias na Indonésia para a realização de uma análise técnica sobre a produção de tomate de mesa da empresa Fresh Grow International (FGI).
Com base no acompanhamento de campo e em reuniões com a equipe técnica responsável e com o grupo de investidores da empresa, sediada em Jacarta, os representantes da Projetoagro levantaram os principais pontos para a elaboração de um intensivo plano de trabalho, a fim de aprimorar a produção de frutos de primeira qualidade.
O maior desafio na produção de tomate em Bali é o clima bastante quente e úmido, e uniforme durante todo o ano, aumentando drasticamente a pressão de pragas. Nesse sentido, o foco do trabalho em campo tem sido a prevenção e controle de doenças, através do manejo adequado e a introdução de novas variedades mais adaptadas à região.
Outro grande desafio diz respeito à religiosidade. A maioria da população Balinesa é hindu e para celebrar seus ritos religiosos, os trabalhadores se ausentam da produção, muitas vezes mais de uma vez na semana, prejudicando o cronograma das atividades. Há também o desinteresse local no trabalho em campo, dificultando a contratação de novos trabalhadores. Considerando os entraves no treinamento e manutenção da mão-de-obra local, a Projetoagro está estudando a implementação de projetos de incentivo do trabalho em campo, através da valorização dos trabalhadores.
Em todos os trabalhos que têm sido planejados e implementados junto à FGI há sempre grande preocupação social, e o respeito à cultura dos povos locais e estímulo a sua capacitação, a fim de gerar maior crescimento e sustentabilidade da comunidade.
Uma vez realizado o levantamento – em campo aberto e estufa – e o plano de trabalho, a equipe da Projetoagro tem acompanhado diariamente a produção, desde o Brasil e também com um representante trabalhando diretamente em Bali. Conforme a necessidade, são enviados à região outros representantes da Projetoagro para aplicar treinamentos e implementar novos projetos junto aos trabalhadores da FGI.